O PRÊMIO SINCOR SERGIPE DE JORNALISMO é uma realização do Sindicato dos Corretores de Seguros do estado de Sergipe que conta com o apoio do Sindicato dos Jornalistas do estado de Sergipe (SINDIJOR), da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (FENACOR) e da Escola Nacional de Seguros (FUNENSEG), que tem como objetivo incentivar a produção de matérias jornalísticas com foco no mercado de seguros que evidencie a importância do seguro para a proteção da sociedade. Objetiva, também, valorizar o papel do corretor de seguros como profissional legalmente autorizado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) a angariar e promover contratos de seguros entre sociedades seguradoras e as pessoas físicas e jurídicas de Direito Privado.

O Estado de Sergipe tem se destacado quanto ao desempenho no mercado de seguros. Terceiro estado do Brasil onde o setor mais cresce no volume de captação de prêmios de seguros, Sergipe tem experimentado, continuamente, índices de crescimento do setor superiores à média brasileira, em todos os ramos. Em cinco anos, o mercado de seguros no Estado cresceu quase 200%, percentual bem superior à média do crescimento do mercado nacional.

Com 26 anos de história, o SINCOR-SE conta hoje em seu quadro associativo com mais de 40% dos corretores de seguros pessoas físicas e jurídicas que atuam no Estado, o que demanda do sindicato ações para que, cada dia mais, fique evidenciado a importância do corretor de seguros para a proteção das conquistas da sociedade.

Diante do papel de extrema importância do seguro para a sociedade, a iniciativa do SINCOR-SE em premiar trabalhos jornalísticos sobre o mercado de seguros sergipano se faz pertinente, tendo em vista a importância de informar a população das opções disponíveis de proteção e qualificar a comunicação em torno do tema.



MÍDIA IMPRESSA

Reportagens publicadas entre os dias 1º de janeiro de 2015 e 30 de novembro de 2015 em jornais e/ou revistas de circulação regular.


1. DO OBJETIVO

O PRÊMIO SINCOR-SE DE JORNALISMO é um concurso jornalístico instituído através de uma parceria entre o Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado de Sergipe (SINCOR/SE), a Federação Nacional dos Corretores de Seguros (FENACOR) e a Escola Nacional de Seguros (FUNENSEG), com apoio institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (SINDIJOR-SE), para premiar matérias veiculadas na imprensa local sobre a área de seguros.

2. DO TEMA

O PRÊMIO SINCOR-SE DE JORNALISMO premiará matérias que objetivem a seguinte pauta: - “A indústria do Seguro como proteção e fator de desenvolvimento urbano, social, econômico e ambiental ”.

3. DAS CATEGORIAS

O PRÊMIO SINCOR-SE DE JORNALISMO contemplará 05 (cinco) categorias, a saber:
3.1 IMPRESSO – concedido à melhor reportagem editada em veículos impressos em jornais sediados em Sergipe.
3.2 TELEJORNALISMO – concedido à melhor reportagem exibida em emissoras de televisão sediadas em Sergipe.
3.3 WEBJORNALISMO – concedido à melhor reportagem em qualquer formato veiculada em portais ou sites jornalísticos de Sergipe.
3.4 RADIOJORNALISMO - concedido à melhor reportagem veiculada em emissoras de rádio de Sergipe.
3.5 UNIVERSITÁRIO – concedido à melhor reportagem produzida por alunos de jornalismo, matriculados em estabelecimentos de ensino universitário em Sergipe.

4. DAS CONDIÇÕES DA INSCRIÇÃO
4.1 Prazo para inscrição: período de 02 de julho de 2015 a 30 de novembro de 2015, através do hotsite do prêmio, www.premiosincor.com.br ou na Sede do Sindicato dos Corretores de Seguros de Sergipe – SINCOR-SE, na Rua João Pessoa, 320- sala 619 a 621 - Centro – CEP. 49.010-190 - Aracaju/SE, telefone (79) 3211-1588.
4.2 Poderão ser inscritas no PRÊMIO SINCOR-SE DE JORNALISMO reportagens editadas em português, publicadas ou veiculadas nos
veículos de comunicação impresso, telejornalismo, radiojornalismo e webjornalismo, sediadas em Sergipe e produzidas por jornalistas legalmente habilitados em atividade no Estado, que forem veiculadas no período entre 01 de janeiro de 2015 e 30 de novembro de 2015.
Só poderão concorrer jornalistas com registro profissional filiados ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe, em dia com suas obrigações sindicais.
O prazo final para inscrição é dia 30 de novembro de 2015.
4.3 Restrições
É vetada a participação de membros da diretoria das entidades que promovem o prêmio, bem como de pessoas com algum parentesco. No caso do Sindijor, a proibição restringe-se à diretoria executiva.

5. INSCRIÇÂO
5.1 Os jornalistas poderão se inscrever no Prêmio SINCOR-SE de Jornalismo preferencialmente pelo hotsite hospedado no website www.premiosincor.com.br, ou por meio da entrega do material físico no endereço descrito a seguir neste item, ou, ainda, por e-mail, observadas as seguintes condições:
- Inscrições via <www.premiosincor.com.br>: preencher a ficha de inscrição on-line e fazer upload do trabalho digitalizado, assim como da carta de autorização do veículo caso o Participante seja freelancer.
Os arquivos a serem enviados devem conter, no máximo, 15 (quinze) megabytes. Acima deste tamanho, o Participante deve entrar em contato com a Comissão Organizadora para saber como proceder.
- Endereço para envio de material físico (via correio ou outros meios): primeiramente, o Participante deve fazer download da ficha de inscrição no portal <www.premiosincor.com.br>, preenchê-la corretamente e enviá-la junto com o material e demais documentos para o seguinte endereço:

SINCOR-SE – Prêmio de Jornalismo
A/C Comissão Organizadora
Rua João Pessoa, 320 – 6º andar – Salas 619 a 621 – Centro – CEP: 49.019-900 – Aracaju - SE.
Dados do remetente: nome completo, endereço completo com CEP, telefone para contato com código de área e e-mail.
- E-mail: caso o Participante opte por esse sistema, deve fazer download da ficha de inscrição no portal <www.premiosincor.com.br>, preenchê-la corretamente e enviá-la juntamente com o material e demais documentos digitalizados para atendimento@sincor-se.com.br.
Os arquivos não podem ultrapassar 5 (cinco) megabytes. Caso ultrapassem esse tamanho, o Participante deverá entrar em contato com a Comissão Organizadora para saber quais são os demais endereços eletrônicos disponíveis, indicando no assunto do e-mail: “Prêmio SINCOR-SE de Jornalismo”.
5.2 Documentos obrigatórios – já determinados no item 5 e subitens deste regulamento:
a) Ficha de inscrição totalmente preenchida.
Será exigida uma ficha de inscrição para cada trabalho concorrente.
Se o trabalho for finalista, será exigida a apresentação física dos seguintes documentos:
b) Cópias simples do documento de identificação pessoal com foto (RG ou passaporte) e MTb (ou outro documento que comprove a atuação como jornalista);
c) Comprovante de residência, apenas se for estrangeiro;
d) Uma cópia ou o original do trabalho jornalístico.
5.3 Formato para apresentação das matérias jornalísticas:
5.3.1 Impresso e Web:
Será obrigatório fazer upload de 1 (um) arquivo digitalizado em formato PDF ou JPEG, que não ultrapasse 15 (quinze) megabytes, no site <www.premiosincor.com.br>, ou enviar 1 (uma) cópia física da matéria original.
5.3.2 Telejornalismo e Radiojornalismo:
a) Para matérias inscritas via site www.premiosincor.com.br, será obrigatório fazer upload do arquivo de vídeo no YouTube e, então, informar o URL do vídeo na inscrição para o Prêmio, procedendo da seguinte maneira: 1º) criação de conta no YouTube; 2º) upload do arquivo; e 3º) informação do URL do vídeo já presente no YouTube na ficha de inscrição.
O Participante também pode optar por enviar 1 (uma) cópia física em DVD da matéria para o endereço já informado no item 5.1, identificada com etiqueta e contendo as imagens e o som originais efetivamente exibidos, sem supressões nem acréscimos, sendo desejável, como complemento, as vinhetas da emissora e da rede, além das chamadas introdutórias do programa ou noticiário. Ademais, os seguintes dados devem ser informados por escrito:
Nome da emissora na qual a reportagem foi veiculada e/ou da rede à qual a emissora que veiculou a reportagem está associada;
Nome do programa ou noticiário jornalístico e o título conferido à reportagem;
Data e hora da primeira veiculação;
Nome e assinatura do(s) repórter(es) e do(s) cinegrafista(s)
integrantes da equipe responsável pela execução da reportagem.
b) Os mesmos procedimentos são válidos para reportagens em vídeo veiculadas em websites ou portais da internet nos quais seja possível identificar a página da web com o nome do meio de comunicação e a data de veiculação em formato HTML, seguindo as demais especificações citadas no subitem “a” do item 5.3.2.

6 DA AUTORIA DOS TRABALHOS
6.1 Serão aceitas no Prêmio Sincor-SE de Jornalismo apenas as matérias ou artigos de autoria própria ou coautoria, desde que estes sejam previamente autorizados pelos demais coautores.
6.2 No caso de obras coletivas, somente o autor do trabalho inscrito no campo “nome do participante”, da ficha de inscrição, poderá ser premiado. Os demais colaboradores/coautores não serão premiados, não podendo, em hipótese alguma, pleitear qualquer indenização ou premiação em razão da seleção do trabalho inscrito no Prêmio Sincor-SE de Jornalismo, sob pena de desclassificação do trabalho selecionado.
6.3 No caso de trabalhos sem assinatura ou assinados com pseudônimo, a autoria deverá ser atestada em declaração por escrito ou digitalizada da direção ou chefias das publicações (editores, chefes de reportagem ou de redação, secretário de redação, editor chefe ou diretor de redação).
6.4 A direção ou chefia das publicações podem inscrever os trabalhos que julgarem necessários desde que autorizados pelos autores e coautores.
6.5 De acordo com as regras do concurso, existe a possibilidade de um Participante ir para a final do Prêmio como autor em uma matéria concorrente e coautor em outra. Porém, somente o autor, designado na ficha de inscrição como Participante, terá direito à premiação.

7. DO COMITÊ DE SELEÇÃO E JULGAMENTO
7.1 O Comitê de Seleção e Julgamento do Prêmio Sincor-SE de Jornalismo será constituído pela quantidade necessária de profissionais para garantir o bom julgamento dos trabalhos, sempre em número ímpar, sendo estes pertencentes a associações do setor de seguros, profissionais de mídia impressa ou webjornalismo, professores universitários e especialistas do setor.
7.2 Os membros do Comitê de Seleção e Julgamento reunirse-ão em novembro de 2015 para a avaliação e classificação dos trabalhos regularmente inscritos no presente Prêmio.
7.2.1 As decisões do Comitê de Seleção e Julgamento serão absolutas e irrecorríveis, de modo que não serão admitidos recursos pelos inscritos e/ou terceiros interessados.
7.3 O Comitê de Seleção e Julgamento selecionará e classificará 3 (três) trabalhos jornalísticos por categoria, de acordo com o caso e em consonância com as temáticas do Prêmio.
7.4 Os critérios de qualidade técnica e jornalística levados em conta serão os seguintes:
-Diversidade e relevância das fontes consultadas;
-Investigação de fatos, dados, estatísticas e outras informações
verídicas e relevantes ao público em geral;
-Qualidade e clareza do texto – Categoria Impresso;
-Qualidade das imagens e do áudio – Categoria Telejornalismo;
-Originalidade e/ou relevância da pauta da reportagem;
-Todas as demais condições de participação estabelecidas neste regulamento.
7.5 A seleção e o julgamento dos trabalhos jornalísticos inscritos e a consequente seleção de classificados ocorrerão de modo imparcial, sendo os nomes dos integrantes do Comitê de Seleção e Julgamento revelados somente na ocasião da divulgação dos Participantes classificados.

8. DA PREMIAÇÃO
8.1 Os três primeiros colocados nas categoria Telejornalismo,
Impresso, Radiojornalismo e Web, selecionados pelo Comitê de Premiação
serão reconhecidos igualmente de acordo com a seguinte premiação:
1º lugar: R$ 3.000,00 (três mil e quinhentos reais);
2º lugar: R$ 1.000,00 (mil reais);
3º lugar: troféu
a)Para a categoria Universitário, a premiação será a seguinte
1º lugar: R$ 1.000,00 (mil reais);
8.2 Será oferecida Menção Honrosa à empresa que publicou em seus veículos internos (impressos, on-line, rádios e TVs corporativas) o maior número e matérias.
8.3 A premiação é individual e intransferível. Além dos valores indicados anteriormente, o ganhador receberá Certificado de Premiação e 1 (um) troféu do Prêmio Sincor-SE de Jornalismo.
O veiculo de comunicação onde foi publicada ou veiculada a reportagem vencedora de cada categoria receberá um troféu.

9. EVENTO DE PREMIAÇÃO E ENCERRAMENTO:
9.1. Somente no evento de premiação e encerramento serão divulgados os nomes dos integrantes do Comitê de Premiação e os vencedores de cada categoria.
9.2 O evento será realizado em data e local a serem oportunamente anunciados. O convite será pessoal e intransferível e sua apresentação será indispensável.

10. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
10.1 Os autores e coautores dos trabalhos jornalísticos inscritos no Prêmio Sincor-SE de Jornalismo autorizam, desde já, o Sincor-SE a proceder à reprodução total ou parcial dos trabalhos inscritos em iniciativas de responsabilidade dos organizadores do Prêmio, tais como livros, revistas, folhetos, vídeos, filmes, sites, catálogos e exposições nos quais predomine o caráter informativo/cultural. Essa reprodução tem por finalidade exaltar o trabalho jornalístico, independentemente de qualquer licença, remuneração ou pagamento ao seu autor ou autores.
10.2 Fica, desde já, autorizado o uso de imagens, sons de voz e nome de vencedores para fins de disseminação e promoção do trabalho jornalístico, cujo conteúdo poderá ser livremente publicado e reproduzido, no todo ou em parte, consoante disposto no item 10.1 supra, sem qualquer ônus ao Sincor-SE ou a terceiros. O uso de imagens, sons de voz e nome de vencedores será autorizado pelo Sincor SE e pode ocorrer em todo território nacional, para fins de divulgação do Prêmio Sincor-SE de Jornalismo.
10.3 Os casos porventura omissos e não previstos no presente regulamento, bem como a interpretação de seus dispositivos, serão submetidos à análise da Comissão Organizadora – também composta por representantes do Sincor-SE – e serão por ele julgados de modo soberano e irrevogável. As decisões da Comissão Organizadora não poderão ser objeto de questionamento ou impugnação por qualquer uma das partes ou por qualquer um dos interessados.
10.4 Fica exclusivamente a critério do Sincor-SE o estabelecimento de mecanismos preventivos de fraude e, caso esta seja constatada, o Participante será excluído imediatamente do Prêmio Sincor-SE de Jornalismo.
10.5 Os Participantes, ao realizarem sua inscrição e receberem a validação de sua participação no Prêmio Sincor-SE de Jornalismo, manifestam sua total concordância com este Regulamento.
10.6 Os Participantes concordam expressamente, através da participação no Prêmio Sincor-SE de Jornalismo, que o Sincor-SE não será responsável por qualquer dano ou prejuízo oriundo de sua participação neste Prêmio.



1º PRÊMIO SINCOR-SE DE JORNALISMO


2º lugar                      1º lugar                         3º lugar
R$ 1 mil + troféu
R$ 3 mil + troféu
Troféu





ATENÇÃO: Para a categoria Universitário a premiação será de R$ 1.000,00 para o primeiro colocado e troféu para o segundo e terceiro colocados.



Categoria   Descricão
 
CPF  
 
Nome completo  
 
Celular Fixo Arquivo da matéria
E-mail   Link (youtube, site...)
 
Veículo de comunicação    
 
Título do trabalho  
 


Nome
Celular
E-mail
Mensagem
 
Tel (79) 3211-1588
Rua João Pessoa, 320 - Salas 601 a 603 e 619 a 621
Bairro Centro, 49019-900
Aracaju/SE
APPNET - Soluções para Web